Guia Completo dos Métodos de Pagamento Num Salão de Cabeleireiro em 2025

Utilizar vários métodos de pagamento diferentes num salão é uma óptima forma de garantir que o seu negócio apela a uma variedade de clientes.
Então, quais são os tipos de métodos de pagamento utilizados para os serviços de salão?
Tradicionalmente, dinheiro, cartões de débito e de crédito são os métodos de pagamento mais comummente aceites nos salões, mas a adesão apenas a estes três pode realmente limitar as suas transacções. Embora muitos clientes ainda queiram utilizar estas coisas ao fazer um pagamento, é importante considerar outras opções que estão disponíveis.
Como os donos e funcionários de salões de cabeleireiro aprendem a adaptar-se num mercado em constante mudança, aceitar novas opções de pagamento beneficia toda a gente e torna a sua vida muito mais fácil.
Neste artigo, vamos analisar o processamento de pagamentos na indústria da beleza, bem como a forma de processar diferentes métodos de pagamento num salão.
Mesmo na nossa era moderna, o processamento de pagamentos ainda significa muitas vezes o tratamento de transacções em dinheiro. Os empresários e o pessoal sabem que esta é a opção de pagamento mais simples e também a mais propensa ao "erro humano".
Se aceitar dinheiro em espécie no local do seu negócio, então ficar organizado é fundamental. Mesmo pequenos erros podem custar-lhe muito, quando se somam ao longo do tempo. É importante ter uma rotina estabelecida e certificar-se de que todos a seguem durante o pagamento e as vendas.
Certifique-se de que treina o seu pessoal para tal:
Lembre-se, se as suas opções de pagamento incluírem transacções em dinheiro, terá de depositar o dinheiro no banco no final do dia.
Deve também planear manter um "float" de cerca de 100 dólares em notas e moedas prontas na caixa. Mantenha a contagem disso em separado quando "ajustar" a sua caixa à hora de fecho.
Quer se trate de cartões de crédito ou de débito, estes tornaram-se as opções de pagamento mais comuns para tudo, desde mercearias a cortes de cabelo. Os empresários que não investem no processamento de pagamentos por cartões ou aceitam pagamentos com cartão de débito falham regularmente.
Dito isto, muitas empresas de cartões de crédito cobram taxas comerciais pelo processamento de cartões visa mastercard ou outras transacções com cartões de crédito. Assegure-se de fazer a sua pesquisa e escolha uma empresa de processamento de pagamentos que trabalhe para o seu negócio.
Dito isto, o processamento destes pagamentos é fácil. Há várias opções para os proprietários de empresas escolherem:
Estes sistemas requerem normalmente uma ligação à Internet de banda larga e uma tomada eléctrica. Assegure-se de que o seu negócio está equipado com antecedência. Eles são autónomos e imprimem recibos para cada transacção, pelo que terá de encomendar rolos de recibos.
Estas são tributáveis e não precisam de ficar ligadas a uma parede, ao contrário das máquinas quadradas mais antigas e pesadas. Requerem o seu próprio cartão SIM, mas são uma opção muito popular para transacções em geral.
Este tipo de leitor é uma forma simples e barata de uma empresa aceitar pagamentos com cartão de débito ou crédito, uma vez que só precisam de um dispositivo móvel. Esteja ciente de que não podem imprimir recibos, pelo que poderá ainda ter de pagar por uma impressora ou outro sistema comercial para isso.
Esta é uma das opções mais convenientes entre todos os tipos de pagamento de serviços de cabelo. Este é um sistema de pagamento integrado com funções que vão desde a reserva até à gestão do inventário. Tem também apoio ao cliente, quando este necessita.
Os pagamentos de crédito e débito processados são automaticamente introduzidos no sistema, mantendo os dados do seu negócio e dos seus clientes seguros.
Com opções de pagamento por software, os clientes podem pagar por SMS ou por código QR. Estes sistemas estão a tornar-se cada vez mais populares entre os donos de salões porque funcionam como vendas de comércio electrónico.
O processamento de um pagamento por cartão é provavelmente a forma mais fácil de pagamento para a maioria dos clientes. Basta introduzir o montante no dispositivo, ler o cartão, pedir ao cliente para introduzir o seu número PIN, se necessário, e imprimir o recibo.
Cada vez mais, empresas como a Visa Mastercard ou bancos maiores utilizam cartões chip ou cartões sem contacto. Se for um cartão com riscas, terá de pedir ao cliente para assinar a cópia do recibo e compará-la com a assinatura no cartão. Em seguida, coloque a sua cópia na gaveta do caixa registadora.
Mais sobre pagamentos com cartão num salão: link para o nosso Guia Completo de Processamento de Cartões de Crédito para Salões de Cabelo em 2021.
Este é um método de pagamento mais antigo que alguns proprietários de empresas ainda aceitam. Tenha em mente que alguns serviços comerciais ou bancos podem cobrar uma pequena taxa pelo depósito de cheques, embora muitos bancos permitam que as empresas o façam gratuitamente.
Se os clientes estiverem a pagar por cheque, é importante formar o seu pessoal de serviço para os aceitar e verificar devidamente. Os funcionários mais jovens podem não estar familiarizados com muitos destes pormenores e podem precisar de alguma formação ou apoio no início.
Assegure-se disso:
Estes sistemas de processamento estão a aumentar devido à sua popularidade junto dos clientes. Eles proporcionam um factor de conveniência e permitem pagamentos rápidos e seguros.
Se quiser manter-se no topo do jogo, considere a possibilidade de criar uma conta para que o seu negócio aceite pagamentos.
Dependendo da aplicação (venmo, paypal, payoneer, cashapp, etc.), as instruções de processamento irão variar ligeiramente. Normalmente, o cliente tem um código para uma transferência, o cliente coloca o montante na sua aplicação e introduz o seu código. Em seguida, o dinheiro é transferido para a sua conta comercial através do sistema.
Estas custarão normalmente um pequeno montante em taxas de serviço, mas também oferecem apoio ao cliente para um comerciante que utilize os seus sistemas. Certifique-se de verificar o website da aplicação e ler as "letras miúdas" e os custos antes de criar uma conta e utilizar os seus serviços.
Na indústria da beleza, os cartões de oferta são a solução ideal para impulsionar as suas vendas relacionadas com férias ou aniversário. São também uma óptima forma de encorajar ou recompensar clientes fiéis.
Se a sua empresa quiser oferecer aos seus clientes cartões-presente, terá de os incluir nos seus sistemas de processamento de pagamentos de salões. Há algumas formas de o fazer:
Estas são frequentemente a solução mais simples e a mais barata. Comprado por um cliente online, uma pessoa pode apresentar um código numérico ou QR em pessoa para pagar os seus serviços capilares.
Estas são uma óptima opção para um programa de fidelização de empresas. Os clientes recebem um cartão impresso (ou digital) com um código de barras que se pode digitalizar para aceder à conta do cliente. Os dados são armazenados e o montante é actualizado após cada transacção.
Estes são cartões de oferta físicos, passados através do seu terminal de leitura de cartões, tal como um cartão de crédito para facilitar o processamento do pagamento. O montante do serviço é então deduzido da conta do cliente.
Os cartões físicos são óptimos presentes e "estocagem de recheio" durante as férias, podendo muitas vezes ser recarregados.
Normalmente, estes não estão ligados a uma conta, mas funcionam muito como um cupão. Estes podem ser úteis para o processamento de pagamentos durante uma venda ou um evento de promoção mensal. Os custos dos certificados de oferta são mínimos e não requerem muita tecnologia ou sistemas de processamento complexos.
Na indústria da beleza, os certificados de oferta são geralmente um cartão quadrado com um código único para obter um serviço gratuito ou um montante de desconto. Rastreie-os, mantendo-os no seu registo após uma transacção e ajuste o custo ou taxa dos serviços nos seus livros de vendas.
Antes de iniciar um programa de cartões-presente de empresa, certifique-se de que o seu POS ou sistema de gestão do salão suporta esta funcionalidade. Caso contrário, considere a possibilidade de mudar para um mais moderno.
Se o seu negócio tem um programa de fidelidade, parabéns! Vamos chamar a isto uma grande vitória por aumentar as reservas e recompensar os clientes leais. Juntamente com múltiplas opções de processamento de pagamentos, os pontos de fidelidade são uma das melhores soluções para aumentar as suas reservas mensais.
Se não tiver um programa de fidelização em vigor, considere implementar um em breve. Pode fazer uma grande diferença.
Essencialmente, os clientes podem utilizar os pontos que acumularam fazendo compras para pagar por serviços ou outras transacções. Utilize o seu POS ou o sistema de software do salão para acompanhar a forma como os pontos são acumulados e utilizados durante cada transacção.
Ao aceitar reservas para serviços especializados ou múltiplas consultas de cabelo, poderá querer obter um pré-pagamento do cartão de crédito ou um depósito para garantir a transacção. Além disso, alguns clientes podem simplesmente preferir pagar as suas taxas online utilizando cartões de crédito e débito quando efectuam uma reserva.
No seu website empresarial, os clientes podem simplesmente ser transferidos da página de confirmação de venda/ reserva para a página de pagamento para completar o seu pagamento utilizando um cartão de crédito, débito, carteira digital, transferência bancária, etc. Esta é também uma das melhores soluções para garantir compromissos antes do tempo.
Algumas empresas irão cobrar taxas comerciais por isto. Como comerciante, certifique-se de fazer os seus trabalhos de casa e contacte a empresa por telefone ou via e-mail se tiver alguma dúvida sobre a taxa.
Sempre que introduz novas soluções tecnológicas para o seu negócio, também tem de lidar com quaisquer problemas que possam ocorrer. A vida está cheia de imprevistos, mas vamos dar-lhe a conhecer alguns dos problemas mais comuns que poderá encontrar durante uma venda.
Esteja preparado para lidar com elas:
Isto inclui aceitar dinheiro estrangeiro (especialmente se for um negócio ou comerciante na fronteira EUA/Canadá), moeda desactualizada ou danificada, ou qualquer coisa que pareça suspeito. Pode pedir outra factura ou um método de pagamento diferente.
Em caso de erros, tudo o que o cliente tem de fazer é corrigi-lo e colocar as suas iniciais ao lado da correcção.
Isto pode ser um erro honesto. Não fique demasiado stressado no início - apenas dê aos clientes a oportunidade de "se ajeitarem" o mais depressa possível.
Primeiro, ligue ao cliente por telefone e peça um método alternativo de pagamento. Dê-lhes um prazo. Se tiver de telefonar novamente depois, informe-os de que poderá ser obrigado a apresentá-lo junto das autoridades. Pense em enviar-lhes uma factura por correio electrónico com os detalhes.
Isto pode acontecer quando alguém introduz o número PIN errado, a sua conta não tem fundos suficientes, está a viajar num país estrangeiro, etc. Peça um método de pagamento diferente. Podem ter de ligar para o seu banco através do telemóvel, mas normalmente é fácil de resolver.
Vivemos numa era de tecnologia cada vez mais móvel e versátil. Se quiser que o seu negócio se mantenha competitivo, a melhor maneira de o fazer é abraçar a mudança.
A indústria da beleza é conhecida pela sua criatividade e compromisso com os clientes. Embora algumas empresas cobrem taxas de salões para transacções móveis ou com cartão de crédito, muitas vezes vale a pena porque os benefícios para o seu negócio - tais como o aumento e repetição de clientes e lucros, superam a taxa.
Ao incluir uma variedade de métodos de pagamento num salão, abre as suas portas a uma variedade ainda maior de clientes.